ÍCONE DO ACRÍLICO
A artista plástica argentina Susana Marenco visita e pinta em Rio Preto
Walter do Valle
Para Diário BOM DIA, São José do Rio Preto, São Paulo, Brasil
Um dos nomes mais fortes da arte plástica argentina, a portenha (de Buenos Aires) Susana Marenco passou uma semana de férias em Rio Preto e deixou sua marca: o retrato da bonita Luciana Pardo, em acrílico.
“Mistura de abstração e realidade”, como a artista define sua obra.
Marenco tem preferência por tela grande, acima de um metro e meio, onde descarrega talento e rapidez. A tela de Luciana Pardo foi pintada em duas etapas. Cada uma delas teve três horas de trabalho.
“Essa agilidade me valeu o apelido de pincel elétrico e vem do tempo em que ainda estudava na Escola Nacional de Belas Artes, em Buenos Aires. Os colegas encomendaram pincel com fio elétrico que me deram de presente”, disse Marenco ao BOM DIA.
Terminada a obra de Luciana, executada no ateliê da amiga Maria Helena Coelho, Marenco ficou satisfeita com o resultado.
“Gostei dos olhos, boca, nariz, nessa ordem. A modelo ajudou bastante, pois tem rosto lindo, profundo, singular” afirmou a artista.
Marenco já expos com sucesso nas principais galerias da Argentina, além de Nova Iorque e Rio Preto (Galeria A2, da Cristina Bassit).
Atualmente Susana Marenco prepara obras para uma exposição individual que fara em Buenos Aires entre os meses de setembro e novembro.
Apesar da rapidez com que executa sua obra, ela pinta relativamente pouco, um quadro por semana, de 25 a 40 por ano.
Certa vez em visita a amiga Maria Helena, Susana fez seu retrato que ornamenta a sala de visitas. E arte autêntica, abstração, erotismo e palavras que registram o momento da retratada pois Marenco pediu a Maria que escrevesse na tela o que viesse a cabeça. Ficou lindo, impressionante. Tao bom que despertou em Luciana Pardo o desejo de posar.
Quem for a Buenos Aires e quiser conhecer o talento e a simpatia de Marenco (ou encomendar um retrato) e só ligar.